Os perigos do ciclamato de sódio


Usada como adoçante em refrigerantes, sucos, alimentos e suplementos alimentares o ciclamato é uma substância derivada do petróleo e potencialmente cancerígena.

Você pode estar ingerindo grandes quantidades de ciclamato de sódio sem saber. Alguns alimentos e suplementos alimentares contém em sua formulação ciclamato de sódio para “adoçar”.

É muito comum este tipo de adoçante em suplementos de baixa qualidade, por isso procure usar produtos a base de outros adocantes como a sucralose que não possui efeitos nocivos.

Saiba mais informações sobre o ciclamato de sódio:

O Ciclamato foi descoberto em 1937 na universidade de Ilinois por um estudante graduado, Michael Sveda estava trabalhando na sintese de um remédio contra a febre. Ele colocou seu cigarro na mesa do laboratório e quando voltou com ele a sua boca descobriu o doce do ciclamato.

O que é o ciclamato?

O Ciclamato é o nome comum do ciclohexilsulfamato. É identificado na indústria alimentícia com as siglas E 952. É considerado uma substância adoçantes ou edulcorantes que possuem baixo ou inexistente valor energético e proporcionam a um alimento o gosto doce. A ciclo-hexilamina é o principal metabólito do ciclamato de sódio. Esta substância tem efeitos cancerígenos como mostrado em alguns estudos científicos.

Situação:

Adotado pela indústria alimentícia para substituir o açúcar em alimentos e bebidas de baixa caloria – como os populares refrigerantes zero –, o ciclamato de sódio é reprovado pela comunidade científica internacional por estar associado ao desenvolvimento de câncer no trato urinário. A substância já foi proibida em diversos países, como Estados Unidos, Inglaterra e Venezuela.

No Brasil, o uso do ciclamato de sódio é controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e está restrito a concentrações limitadas. Recentemente a ANVISA alterou o limite máximo permitido de ciclamato para 40 mg a 56 mg a cada 100 ml ou 100 gramas.

Estudos:

Segundo alguns autores, o rim de ratos pode ser afetado por elevadas doses de ciclamato de sódio. Em estudos crônicos tem sido relatado leve aumento na incidência de nefrite e de nefrose*

Analisando aspectos toxicológicos do ciclamato de sódio e da ciclohexilamina, Bopp et al.11 apresentam revisão sobre efeitos dessas substâncias em órgãos e sistemas como o fígado (sem alteração histológica), o rim (nefrocalcinose, nefrite e nefrose), o trato gastrointestinal (diarréia), o coração (calcificação no miocárdio e esclerose), o sangue (anemia e plaquetopenia.

Cuide da sua saúde, evite o ciclamato de sódio. Procure alternativas saudáveis como a Sucralose, a frutose ou o acesulfame de potássio. Verifique no rótulo e saiba o que você está consumindo.

Os melhores suplementos da são adoçados com sucralose. A sucralose não é toxica, não causa alteração na liberação da insulina, não causa cáries e é isenta de calorias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: