Dieta do açaí para Ectomorfo


Recebi a pergunta sobre quais frutas um ectomorfo deve ingerir esses dias no blog e achei que valeria a pena pesquisar mais a respeito.  

A princípio pode parecer que para um ectomorfo ingerir frutas é perda de tempo e de espaço útil no estomago reservado para alimentos mais “nutritivos”. Mas vale lembrar que as frutas além de contribuirem para o bem estar e melhora da saúde, podem ser consumidas como suco durante as refeições ou entre elas, acrescentando calorias extras.

Além disso, as frutas são ideais para misturar a outros alimentos como sorvete, leite, cereais, granola, aveia, mel. As frutas secas por conterem menos água contém ainda mais calorias e nutrientes e são uma boa opção para o lanche e café da manhã. Outras frutas são melhor aproveitadas na forma de cremes, podendo se adicionar açucar e xaropes a gosto.

Independentemente da forma de consumo as frutas podem ser suas aliadas em uma dieta de ganho de massa muscular. Vamos agora a lista de 7 frutas comuns que são fáceis de encontrar e que poderão te deixar mais feliz com seus ganhos musculares. Lembrando que não basta consumir essas frutas se a sua base alimentar não estiver sendo suprida, as frutas são um complemento de uma alimentação saudável. Veja mais dicas sobre a dieta de um ectomorfo.

1) Açaí 

açaí tigela

Essa fruta nativa da floresta amazônica do Brasil é incrível. Apenas 100g de açaí puro fornecem cerca de 250 calorias sendo 17% fibras, 17% lipídeos, 13% proteínas e apenas 1,5g de carboidratos. A fruta é rica em potássio, magnésio, cálcio. Apenas 100 gramas de polpa concentrada de açaí fornecem 25% da recomendação da ingestão diária mínima de cálcio de um adulto.

Se nutricionalmente o açai é interessante o seu sabor é ainda melhor. É dificil encontrar alguém que tenha experimentado e não goste de açaí. Consumí-lo gelado é uma ótima opção para o verão ou na forma de suco para acompanhar um almoço ou lanche.

Um copo de suco de açai batido contém cerca de 460 calorias; dois copos ao dia acrescentam 920 calorias! Se você misturar um hipercalórico certamente você terá ganhos consideráveis de massa muscular com um pouco de gordura.Mas para quem é ectomorfo certamente vale a pena ganhar 1 quilo de gordura junto com um ganho de 1 ou 2 quilos de massa muscular. Particularmente ja fiz uma dieta muito rica em açaí e os resultados aparecem bem rapido, mas desde que o consumo de proteínas esteja adequado e o treino bem dimensionado para hipetrofia.

Um outra dica é adicionar um pouco de granola no açai, de preferencia no creme ou sorvete de açai. A granola é um mix de cereais e frutas secas geralmente contendo aveia, fibra de trigo e flocos de arroz, amendoim, castanha de caju e castanha do Pará, uva passa e côco seco e açucar. Apenas 5 colheres de sopa de granola (50g) fornecem cerca 185 calorias. É uma excelente fonte de carboidratos complexos, boas gorduras e fibras alimentares.

Por ser muito rico em fibras o açai facilita o funcionamento do intestino e melhora a digestão. O açaí é vendido geralmente em polpa já misturado com xarope de guaraná para adoçar. Que tal encarar uma caixa com 10 litros? É só guardar no freezer e bom divertimento!

Outro destaque do açai é a grande quantidade de antioxidantes presentes principalmente na casca. Um desses antioxidantes é a antocianina, pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada, possui grande capacidade de combate aos radicais livres, moléculas que destroem as células sadias do nosso corpo.

Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), também presentes em outras frutas. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL, melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração e previnem, até mesmo obesidade, problemas de memória e fraqueza física).

Continue acompanhando pois em breve teremos mais novidades sobre as outras frutas para ectomorfos.

http://calorias.org/calorias-do-acai
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aça%C3%AD

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