A importância da Avaliação Física


Ao ingressar em um programa de atividades físicas, sejam elas quais forem, é muito importante que o praticante tenha a consciência da importância da Avaliação Física para a realização de tais atividades, além é claro, de a mesma ser realizada sob a supervisão de um profissional de Educação Física registrado em seu conselho.

Somente através desta avaliação, o profissional de Educação Física terá subsídios suficientes para elaborar uma prescrição de atividades de uma maneira mais segura e eficaz, respeitando as individualidades de cada pessoa, buscando uma forma mais eficiente para atingir seus objetivos.

Ela é composta de 5 etapas (anamnese, composição corporal, avaliação postural, avaliação neuromotora e avaliação cardiorrespiratória), todas igualmente importantes na montagem do programa de treinos do praticante.

Na anamnese, é realizado um questionário a fim de coletar o maior número de informações possíveis do avaliado, como seu histórico de atividades e patologias familiares, uso de medicamentos, possíveis lesões e/ou cirurgias, objetivos, enfim, tudo o que é necessário para um conhecimento global do aluno.

Posteriormente, é feita a composição corporal, onde é checado informações referentes às dimensões corporais, como circunferências e diâmetros, além de fornecer informações sobre o peso corporal, que pode ser dividido em 4 compartimentos (peso ósseo, residual, gordo e magro) Em relação à avaliação da composição corporal, ela visa estimar a quantidade de gordura corporal do aluno, pois o excesso de gordura corporal tem uma relação direta com doenças crônico-degenerativas, além de estar também relacionada aos objetivos estéticos do avaliado.

Já a avaliação postural indicará se o aluno apresenta vícios ou desvios posturais que possam ser agravados se não houver a prescrição de exercícios de forma adequada, sendo assim, o objetivo de incluir aspectos posturais na rotina de avaliação não é de diagnóstico, mas sim de identificação daquelas alterações na postura que mereçam cuidado especial na realização de exercícios ou que indiquem a necessidade de procurar um fisioterapeuta ou ortopedista para um tratamento mais específico.

A avaliação neuromotora (resistência muscular, força, flexibilidade), torna-se necessária, pois está diretamente relacionada com a realização de tarefas da vida diária, das mais simples às mais complexas, o que justifica a necessidade de avaliação destas variáveis. Os testem podem ser escollhidos conforme a especificidade da atividade a ser praticada

E, finalmente a avaliação cardiorrespiratória, de suma importância para uma prescrição adequada à capacidade física de cada um, no que diz respeito aos aspectos de volume e intensidade dos treinos.

A realização de reavaliações periódicas constitui a única forma de verificar se o programa está apresentando os resultados esperados ou se é necessário alterá-lo para atender adequadamente ao praticante.

A avaliação física deve ser precedida, obrigatoriamente, por uma avaliação médica, na qual a pessoa terá a liberação de um profissional capacitado para a realização de atividades.

Eduardo Fadiga é Graduado em Educação Física (Universidade Estácio de Sá) com Pós Graduação em Anatomia (Universidade Estácio de Sá) e Certificação Internacional em avaliação física (ISAK). Para mais informações visite nossa área de Personal Trainers.

3 Responses to A importância da Avaliação Física

  1. Magda Portugal diz:

    Muito interessante essas informações prestadas por personal trainers. Eu acredito cada vez mais na especialização e confio no trabalho de profissionais

  2. Lygia Bruno Lobo diz:

    O Eduardo Fadiga é meu personal há mais ou menos um ano. No início do nosso programa ele me fez uma avaliação física bastante abrangente. Eu comecei nosso treino saindo uma leve lesão no ombro devido a um mal jeito que dei numa viagem. O nosso treino foi elaborado por ele baseado nessa avaliação. Treinei normalmente junto com seções de fisioterapia e hoje estou totalmente recuperada. Concordo plenamente com ele no tange a importância da avaliação física.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: