Biotipo Ectomorfo


“Ecto” significa fora, fora de, e “morfo” quer dizer forma. Ectomorfo, fora de forma. Um pouco estranho gramaticalmente porém com sentido quando em contexto. Essa palavra pode ter sido primeiro empregada pelo fato dos ectomorfos possuirem um biotipo fora de forma comum, com braços longos e pernas muito compridas. A maioria das pessoas possuem envergadura (medida dos braços abertos, da ponta de um dedo a outra) menor que a altura.

Os ectomorfos são conhecidos por terem dificuldade de ganhar massa muscular e por isso as vezes são chamados de “frangos” na academia. Essa palavra também descreve pessoas com pouca massa muscular, em geral. Mas se você for um ectomorfo existem boas notícias que vão te motivar e ajudar na hipertrofia e na pratica do seu esporte favorito.

Tipos de corpo – Ectomorfo

Nem todos ectomorfos são iguais ou possuem corpos idênticos. Existem diversas variações possíveis para ectomorfos. Em geral os ectomorfos tem braços compridos e pernas longas. Em sua maioria tem uma estrutura ósse pequena, diferente da estrutrura dos endomorfos que tende a ser maior. Mas isso não é uma regra geral, pois a característica comum entre os ectomorfos é sua pequena massa muscular e dificuldade em ganhá-la.

Existem muitos benefícios nesse biotipo. Alguns esportes precisam de atletas com esse perfil como salto em altura, basquete, volei e natação. Existe também a grande probabilidade de um ectomorfo conter traços de um biotipo diferente, como o mesomorfo. No caso de jogadores de basquete esse biotipo também é comum, sendo predominante a parte ectomórfica.

Esportes como natação também são interessantes para ectomorfos, sendo inclusive o grande nadador Popov um destes, com 2,00m de altura o nadador pesava apenas 80kg.

Mas como pode-se perceber mesmo os ectomorfos ganham massa muscular. É um processo mais demorado, sim. Mas é possível. O único modo de conseguir resultados rápidos é com atalhos, fazendo o uso de substâncias controladas, que é extremamente prejudicial para pessoas saudáveis, que possuem hormônios normais e equilibrados.

Treino hipertrofia – Ectomorfo

Por isso os ectomorfos não podem perder tempo não academia. Treinos do tipo, fullbody são muito interessantes pois vão direto ao ponto. São treinos intensos que trabalham varios grupos musculares ao mesmo tempo. Não treine por mais de uma hora, pois após esse período os hormônios catabólicos (que degradam os músculos) entram em ação. Um treino de 30-45 minutos bem feito deve ser o suficiente.

Outra dica, que aliás é boa em qualquer momento, é não ter inveja. Deixe pra lá o cara que faz 12 exercícios de bíceps e tem um braço do tamanho do seu tronco. Isso não vai te acrescentar em nada e ainda vai te desmotivar. Aprenda a se satisfazer com seus resultados.

Cada quilo de massa muscular ganho por você deve ser comemorado. Não se importe com o outro, por que ele ganhou 15 quilos em 3 mêses. Tenha paciência que devagar você vai chegar lá e quando chegar vai valorizar todo o processo e trabalho dedicado. Além disso você vai ter aprendido muito sobre seu corpo e com certeza vai ter se especializado em muitos exercícios, ao ponto de superar a força de caras muito maiores.

Veja se você é um ectomorfos.

Dieta – Ectomorfo

Proteína, calorias e nutrientes são os 3 pilares da dieta de um ectomorfo. Para permitir que os músculos cresçam é importante fornecer calorias extras para ajudar no metabolismo e proteína para ajudar na construção. Imagine as proteínas como tijolos e as calorias como arga massa. Se um dos dois estiver em falta a casa vai ficar comprometida. Você precisa de bons tijolos, as melhores fontes de proteína possíveis para construir músculos.

Jogador com biotipo ectomórfico corre para fazer cesta.

Se você não faria uma casa com tijolos de areia também tenho certeza que não vai querer construir músculos com a proteína de uma cenoura, batata ou lentilha. Essas são proteínas de baixo valor biológico. Você precisa de tijolos de concreto, proteínas de alto valor biológico como as provenientes do Leite (Whey Protein), Ovos (albumina) e Caseína.

Agora vamos supor que você já tem os tijolos, no entanto 2 coisas ainda te faltam. A primeira é a arga massa ou cimento para ligar os tijolos que representam as calorias dos processos metabólicos e as enzimas. Do contrário você vai ter que usar os próprios tijolos (como barro) para juntar os outros tijolos que estão sólidos. No corpo isso seria representado pela utilização de proteína como fonte de energia ao invés dos carboidratos e gorduras. Isso não é bom!

Agora que você já tem bons tijolos e um ótimo cimento, só falta animar os operários. Sem os construtores tudo que você tem é uma pilha de materias de construção e só. São os construtores (hormônios) que vão promover o crescimento muscular fazendo com que, após o estímulo (treino), seus músculos usem a proteína para se reconstruirem e crescerem.

Um treino bem feito já é suficiente para animar os construtores, pois aumentam a liberação de testosterona, DHEA e HGH. Mas se você quiser produzir mais testosterona naturalmente existe um arsenal natural a sua disposição. Confira essa lista de 7 maneiras naturais de ganhar massa muscular e Pfaffia o tesouro brasileiro.

Resumindo. Coma bem e coma muito. Inclua uma boa variedade de alimentos nutritivos e calóricos. Evite os alimentos que são muito ricos em água, pois possuem menos caloria e deixe para beber água entre as refeições.

Durante as refeições foque em comer bastante. Tente atingir pelo menos 25 gramas de proteína em cada refeição. Tenha foco nos exercícios compostos. Procure priorizar a qualidade de tudo que for fazer. Se for comer, evite lanches vazios, como docinhos, balas e outras besteiras. Inclua suplementos de qualidade em sua dieta, como Whey Protein e um hipercalórico.

Outros suplementos como creatina e pre-treinos também te ajudarão a alcançar bons resultados. Mas isso só vai fazer a diferença se você tiver uma boa dieta, treinar corretamente e descansar.

Veja mais sobre a importância do descanso e sobre uma dieta para ectomorfos

 

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One Response to Biotipo Ectomorfo

  1. Magda Portugal diz:

    Excelente artigo!!!

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