Cresça Dormindo


Não adianta ter um ótimo treino e se alimentar bem se você não descansa o suficiente. É durante o descanso, principalmente o sono, que seus músculos crescem. Segundo estudo realizado pela Universidade de Chicago, liderada pelo professor Eve Van Cauter, uma ligação foi encontrada entre disturbios do sono em 149 homens e a falta do hormônio do crescimento.

O hormônio do crescimento ou HGH é o hormônio responsável pela  formação de novos músculos, aumento da retenção de cálcio, fortalecimento dos ossos  e dentes e queima de gordura. Além disso o hormônio do crescimento aumenta a síntese proteica, estimula o sistema imune e reduz a absorção de glicose pelo fígado.

São muitos os benefícios desse hormônio assim como sua relação direta com o descanso. Por isso é importante dormir pelo menos 7 horas por dia. Procure relaxar um pouco antes de dormir, isso fara com que seu corpo se prepare para dormir e melhorará a qualidade do seu sono.

A Arginina em conjunto com Ornitina, Lisina e Glicina também promovem uma maior liberação do HGH e podem ser usadas para aumentar os níveis desse hormônio durante o sono. Alguns suplementos possuem em sua formulação esses aminoácidos.

Outra dica importante é procurar ingerir uma boa quantidade de proteína antes de dormir para promover um abiente de anabolismo durante o sono. Você vai ganhar músculos enquanto dorme! A melhor fonte de proteína para isso é a caseína pois possui uma proteína de lenta absorção, podendo ser utilizada pelo corpo até 7 horas após sua ingestão.

Segundo estudos dormir pouco diminui drasticamente a testosterona em jovens saudáveis.³ Por isso vale a pena prestar atenção na qualidade e quantidade so seu sono. Somente assim você vai conseguir atingir os ganhos desejados de massa muscular. Além disso dormir bem ajuda a melhorar o humor, como consequência direta dos hormônios liberados durante a noite. Confira algumas dicas para dormir bem:

1) Tenha um horário de ir para a cama

Procure ter um horário constante de ir para a cama e levantar-se. Tente manter esse horário nos fins de semana, ou o mais próximo dele possível. Evite cochilos durante o dia pois estes prejudicam a qualidade do seu sono noturno onde é produzido a maior parte do HGH.

2) Preste atenção no que você come e bebe

Não vá para a cama com fome ou estufado. Procure alimentar-se com algo leve antes de ir para a cama, um shake de caseína é uma boa opção. Mas não exagere não quantidade de água para não precisar levantar no meio da noite. Interrupções do sono, significam também interrupções na liberação do hormônio do crescimento. Cafeína e nicotina também são prejudiciais ao sono, assim como excesso de álcool.

3) Crie um ritual de dormir

Faça as mesmas coisas todas as noites para indicar para seu corpo que é hora de relaxar. Atividades como leitura ou uma ducha quente podem ajudá-lo a relaxar e se preparar para dormir. Segundo algumas pesquisas² assistir TV ou ficar no computador antes de dormir é prejudicial ao sono, interferindo na qualidade e na quantidade do mesmo.

4) Fique à vontade

A escolha de um bom colchão pode ser fundamental para dormir melhor. Mas isso é subjetivo e portanto você deve procurar um tipo em que se sinta confortável. Climatizar o ambiente também ajuda no início e na continuidade do sono.

5) Diminua o Stress

Procure acalmar-se e evite discussões calorosas e resolver problemas acumulados durante o dia. Ficar preocupado além de não ajudar ainda pode atrapalhar na qualidade do seu sono.  Procure ler algo que te ajude a relaxar e descansar. Deixar o ambiente do quarto mais escuro e livre de barulhos também ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Fontes:

1- http://en.wikipedia.org/wiki/Growth_hormone
2- http://www.mayoclinic.com/health/sleep/HQ01387/
3- http://www.sciencedaily.com/releases/2011/05/110531162142.htm

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