Por qual exercício devo começar?


Nem sempre fica claro por que começar por um exercício ao invés de outro. Não pretendo com este artigo demonstrar que existe uma maneira certa de começar todo treino e sim mostrar possibilidades, suas vantagens e desvantagens.

Primeiro, antes de se fazer essa pergunta, uma outra tão importante quanto esta deve ser feita. Qual o objetivo do meu treino? Se você treinar sem objetivo sempre ficará frustrado. Alguns objetivos incluem, mas não se limitam a: ganho de massa muscular, aumento de força, melhora de performance específica (esportes) ou geral, condicionamento físico e perda de gordura.

Para cada um desses objetivos existe formas que vão produzir mais ou menos resultados. Se o seu objetivo for perda de gordura, sem dúvida seu treino poderá iniciar por uma sessão de cardio (Bicicleta, Esteira, Transport) e em sequência exercícios compostos sobre superfícies instáveis podem ser muito proveitosos, como flexões na bola suiça, e agachamentos no Bosu, aquela meia bola.

De uma forma geral, a menos que seu objetivo seja a pre-exaustão, começe pelos maiores grupos musculares. Um treino de peito, por exemplo, poderia começar com os supinos, depois ombros (indo do geral para o específico), manguitos e tríceps. O tríceps supino (na barra com pegada fechada) é ótimo para o ganho de massa muscular e força. Esse seria um treino voltado ao ganho de massa muscular e força.

Para melhorar a performance nos esportes, duas coisas são importantes, força e velocidade. Mas nada disso adianta sem a técnica e habilidade adequadas, portanto, procure ser o mais específico possível. Treinos com elásticos podem ajudá-lo a simular posições que não seriam possíveis com peso livre. Além disso, use a criatividade e procure imitar os movimentos do esporte, com carga, na musculação. O uso de caneleiras, coletes de peso, correntes e straps podem ser fundamental.

Procure começar com os exercícios que você considera mais importantes.Para o condicionamento físico geral pode-se mesclar exercícios de resistência muscular com aeróbicos usando os intervalos de “descanso” para o cardio. Uma dica é começar com uma sequência de agachamentos e esteira, intercalado, ou então um Superset, Lat Pulldown, Chess Press, e 2 minutos de bicicleta. Um treino desse 3 vezes por semana pode produzir ótimos resultados.

E você por qual exercício começa?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: