Qual seu tipo de pisada?


O tipo de pisada é influenciado por características anatômicas de cada pessoa como: disposição dos joelhos (voltados para dentro ou para fora), tipo de pé (plano, regular ou côncavo), angulos das articulações, massa corporal, entre outras.

Por que é importante saber meu tipo de pisada?

Após indentificar o seu tipo de pisada é possível fazer o uso de tênis que corrijam seu tipo de pisada o que se traduz em um aumento de performance em esportes e menos desgastes nas articulações. As vezes a escolha de um calçado errado pode causar lesões no atleta. É importante escolher um calçado certo para cada especialidade.

Quais os tipos de pisada existem?

1) Normal: onde inicia-se o contato com o solo pelo lado externo do
calcanhar e após isso então ocorre uma rotação plantar moderada para dentro de modo a finalizar a pisada no centro da planta do pé.

2) Pronação: Neste caso a pisada inicia-se do lado externo do calcanhar, ou evantualmente na parte um pouco mais interna, para então ocorrer uma grande rotação do pé para dentro, culminando com a passada perto do dedão.

3) Supinação: A pisada inicia-se no calcanhar do lado externo e mantêm-se o contato do pé com o solo pelo lado externo, finalizando a pisada na base do dedinho.

Muitos atletas pensam que possuem o a pisada supinada pois verificam que existe um desgaste grande na parte externa do tênis. No entanto apenas esse desgaste não deve determinar o seu tipo de pisada uma vez que todas as pisadas iniciam-se pela parte externa, com excessão de alguns tipos de pisada pronada. Por isso é importante fazer uma avaliação biomecânica em laboratório com câmeras específicas. Algumas lojas de tênis oferecem essas análises gratuítas, em versões simplificadas desses aparelhos.

Qual tênis devo escolher?

Na corrida deve se optar por tênis leves, bem arejados, e com bom sistema de amortecimento. Já para levantadores de peso, em especial Powerlifters os melhores tênis possuem solado de madeira, com uma pequena elevação no final do mesmo. Enfim, a escolha do calçado certo é fundamental para a sua performance e existem palmilhas personalizadas que se adaptam e moldam seu pé.

Existe tênis específico para cada tipo de pisada?

Sim, diversas marcas oferecem modelos específicos para o seu tipo de pisada, por isso é fundamental que o alteta saiba seu tipo de pisada. Lembrando que no caso dos tênis de corrida os sistemas de amortecedores possuem uma duração de aproximandamente 350km, por isso é bom ficar de olho na quilometragem dos seus tênis.

Fonte:

http://webrun.uol.com.br/corridasderua/n/descubra-qual-tipo-de-pisada-voce-tem/2861

One Response to Qual seu tipo de pisada?

  1. Magda diz:

    Minha pisada é pronada e posso recomendar aos outros leitores que tomem muito cuidado com o tênis pois me lesionei feio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: