Você é Ectomorfo?


Ectomorfo

Possuem braços e pernas grandes, pouca gordura corporal e pouca massa muscular. Essa genética desfavorece o ganho de massa muscular. Para muitas mulheres esse é o biotipo perfeito, no entanto homens geralmente ficam insatisfeitos em serem muito magros.

Treino de um Ectomorfo:

Básicamente alguns principios devem reger o treino de um ectomorfo. O primeiro deve ser a intensidade e o segundo a preservação. Ou seja, o treino ideal para um Ectomorfo deve ao mesmo estimular o ganho de massa magra e preservar as reservas de energia, poupando os músculos de uma fadiga extrema.

É de extrema importância fazer treinos curtos, abaixo de uma hora de duração. Assim o gasto energético e fadiga serão menores. Além disso, continuar exercitando-se após esse período faz com que os hormônios catabólicos entrem em ação. Esses hormônios degradam a massa muscular e arruinam os resultados do treino, especialmente para ectomorfos.

Por isso, o ectomorfo deve procurar exercícios compostos como Agachamento, Levantamento Terra, Supino, Arranque e outros exercícios olímpicos e de base. O ideal é fazer séries curtas com cargas bem pesadas para estimular as fibras musculares. Use também, intervalos entre 2-3 minutos para permitir que seus níveis de ATP sejam restabelecidos.

Como os ectomorfos possuem um metabolismo acelerado deve-se evitar exercícios que tenham por objetivo a perda de gordura e a queima de calorias como os aeróbicos. A menos que você pratique algum esporte que exija esse preparo físico, evite exercícios cardiovasculares e concentre seus esforços no ganho de massa muscular.

Dieta de um Ectomorfo:

Nesse caso a alimentação corresponde a mais de 80% dos resultados. Procure fazer refeições regulares e consistentes. Certifique-se de incluir uma boa quantidade de proteína a cada porção assim como as gorduras do bem presentes nas castanhas, azeite, salmão, atum entre outros alimentos. O ideal é consumir cerca de 2 gramas de proteína por kg de massa corporal ao longo do dia.

Se puder procure um bom restaurante do tipo por quilo ou self-service e sirva-se avontade. Lembre-se de incluir alimentos nutritivos e também saborosos pois assim você poderá comer uma maior quantidade. Apenas evite gorduras saturadas e carnes gordurosas. Se puder também inclua uma pequena porção de salada e verduras que vão facilitar digestão e fornecer nutrientes essenciais para energia.

Apalavra chave aqui é disciplina. Se você tiver dificuldade em preparar lanches nutritivos e balancear os nutrientes em todas refeições, não tem problema. Procure um bom suplemento hipercalórico como o Massive Fast.
Cada dose de Massive Fast misturada com leite desnatado adiciona 575 calorias à sua dieta para ganho de massa. Além disso são 30 gramas de proteína por dose, o suficiente para abastecer seus músculos.

A alimentação pós treino

Não deixe de alimentar-se após o treino! Caso você não possa fazer uma alimentação substancial tome um whey protein e adicione um carboidrato de qualidade. Uma ótima escolha é o BV5 Whey que possui 25g de proteína e custa R$ 2,37 por porção. A melhor maneira de recuperar seus músculos com proteína de qualidade pelo melhor preço. Para o carboidratos existem diversas opções, desde malto dextrina até carboidratos especiais como o Energy Blast.

Além disso como o Ectomorfo tem facilidade para perder massa muscular o ideal é procurar “blindar” sua massa muscular. Você pode fazer isso alimentando-se bem e consumindo uma quantidade suficiente de BCAA’s todos os dias, antes e depois do treino. Os BCAA‘s irão ajudar na recuperação e manutenção da massa magra. Invista em você!

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  1. Pingback: Biotipo Ectomorfo « Boa Vida Fitness

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