O que são Suplementos?


 

No início:

Suplementos alimentares são substâncias naturais presentes nos alimentos e já consumidas anteriormente. Para compreendermos melhor os suplementos alimentares atuais precisamos conhecer um pouco mais da história. Esse estudo nos leva ao início da civilização, onde alimentos e ervas eram utilizados melhorando a saúde das pessoas.

Os registros escritos mais antigos do uso de suplementos são de mais de cinco mil anos pelos sumérios, povo que vivia na região dos rios Tigres e Eufrates, atual Iraque. O processo era simples, essas ervas e alimentos eram fontes de micro nutrientes essenciais para funções metabólicas. Podemos comparar nosso corpo a uma máquina muito bem ajustada que precisa tanto de energia quanto de pequenas partes (micro nutrientes) para funcionar corretamente.

Nos Estados Unidos

Nos EUA o uso de ervas medicinais é muito mais recente. Colonizadores Europeus e índios nativos usavam certas ervas, raízes e alimentos, mas não tantas como na cultura asiática. Muitos remédios foram feitos a partir de plantas. Notavelmente a aspirina que fora feita inicialmente a partir da casca do salgueiro e o Digoxin, uma potente droga para o coração, feita originalmente da Digitalis purpurea. Apesar disso, os americanos as deixaram de lado quando as preparações sintéticas ficaram disponíveis.

No Brasil

Por aqui o uso das ervas nos remete aos primeiros moradores da América, os índios. Eles utilizavam uma grande variedade de ervas medicinais. Os colonizadores portugueses ficaram fascinados com essa prática e começaram a registrar o nome das ervas bem como suas propriedades.

Atualmente as ervas fazem parte das substâncias pertencentes ao grupo dos suplementos alimentares juntamente com aminoácidos, proteínas, carboidratos, ácidos graxos, enzimas, vitaminas, minerais. Servem para quem quer perdfireeso, ter mais energia para treinar, ganha massa muscular, melhorar a saúde. Enfim, se você pesquisar vai encontrar um suplemento que atende as suas necessidades.

No Brasil os suplementos alimentares iniciaram de forma tímida nos anos 80. No começo existiam muitas barreiras contra a produção dos suplementos. Muitas substâncias que hoje são comercializadas livremente eram proibidas e a importação só começou a ser possível em larga escala após o governo Collor.

O primeiro suplemento para atletas genuinamente nacional foi o proteinato de cálcio, obtido a partir da proteína da soja. Além disso era adicionado o cálcio, daí o nome.

Esse suplemento surgiu da necessidade de repor esses dois importantes nutrientes em atletas. Na época a dieta dos brasileiros era muito pobre em proteína e cálcio e ambos atuam na estrutura do atleta. Por isso também os suplementos alimentares ficaram conhecidos como suplementos para fisiculturistas.

Segurança dos suplementos

Em contra partida nesse mesmo momento os EUA viviam o seu melhor momento. Muitos novos suplementos eram criados e as pesquisas científicas já davam muitos frutos sobre a eficácia e segurança dos suplementos.

A partir de 1994 o governo americano ficou menos rígido em relação aos suplementos e declarou se tratar de substâncias naturais já consumidas anteriormente. Por isso, a partir dessa data os suplementos entraram com maior força no mercado norte americano sendo vendidos em farmácias, postos de conveniência e pela internet.

Com essa política menos restritiva o mercado de suplementos nos EUA se expandiu e conseguiu preços competitivos. A principal motivação dos consumidores é a estética e melhorar sua saúde sem ter a necessidade de recorrer a medicamentos.
Enhanced by Zemanta

Blog Directory | Submit to Directories and Promote your Blogs

2 Responses to O que são Suplementos?

  1. Pingback: O que é o Fire Cuts? « Boa Vida Fitness

  2. Pingback: Você é Ectomorfo? « Boa Vida Fitness

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: