O perigo do sedentarismo


Estima-se que 5,3 milhões de pessoas morreram em 2008 porque não praticavam exercícios físicos moderados, por no mínimo 150 minutos semanais. Este número, que corresponde a 9% das mortes no planeta, é maior que o número de fumantes mortos, que chega a 5 milhões.

É o que mostrou o estudo publicado por The Lancet, um dos jornais de medicina mais lidos no mundo. A pesquisa realizada pela Brigham and Women’s Hospital e pela Harvard Medical School chegou a conclusão que o sedentarismo pode ser tão prejudicial quanto fumar, pois favorece o surgimento de inúmeras doenças crônicas como a diabetes, hipertensão, osteoporose e até câncer.

Outra preocupação é que pessoas sedentárias tem maior predisposição para se tornarem obesas e desenvolverem colesterol alto, câncer, e doenças pulmonares.

Esse estudo faz parte da série “A Pandemia da inatividade física” que o jornal The Lancet está fazendo sobre atividades físicas, dias antes do início das olimpíadas. A série revela que quando não utilizamos corretamente as facilidades e dispositivos da vida moderna acabamos inibindo o mínimo de atividade física diária. São coisas simples como deixar de usar o elevador para subir um andar que podem contribuir para uma vida mais saudável.

O tema não é coincidência. Foi escolhido por causa das olimpíadas de 2012 para ajudar a motivar milhões de pessoas inativas a não apenas assistirem os jogos olímpicos de suas poltronas, mas a fazer alguma atividade física.

O estudo revela que apesar de 80% da população mundial viver em países de baixa e média renda, apenas uma pequena fração de pesquisas sobre atividades físicas tem sido focadas nestes países. Como uma das conseqüências, estes países apresentam os maiores aumentos de doenças não transmissíveis causadas pelo sedentarismo. O jornal conclui dizendo que a alteração dessa situação deve ser uma prioridade na próxima década.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: