O que é BCAA?



BCAA
é o acrônimo em inglês de “Branched Chain Amino Acids”, isto é Aminoácidos de Cadeia Ramificada. Certo, mas o que é isso afinal? Aminoácidos são moléculas orgânicas que contém um grupo de amina e um grupo de carboxila. São considerados as menores unidades das proteínas em nosso corpo.  Desempenham diversas funções essenciais em nosso organismo como reconstrução de tecido muscular, formação de anticorpos, transporte de oxigênio, formação de hormônios entre outras. Entretanto, vamos focar nos 3 aminoácidos de cadeia ramificadas, os BCAA’s:

Isoleucina: Aumenta a resistência e deminui a fadiga muscular. Ajuda a restaurar e reparar tecidos musculares atuando no fechamento das microlesões. Esse aminoácido é especialmente importante para atletas sérios e fisiculturistas por que sua função primária no corpo é elevar os níveis de energia e ajudar o corpo a se recuperar de atividades físicas intensas.

Leucina: A Leucina trabalha em conjunto com a isoleucina e valina e serve para reparar músculos, regular o nível de açucar no sangue e prover ao corpo mais energia. Ela também aumenta a produção do hormônio do crescimento e atua na queima de gordura visceral, que está localizada nas camadas mais profundas do corpo e responde menos a dieta e exercício.

Valina: Trabalha em conjunto com os outros dois BCAA’s para promover o crescimento normal, reparar tecedidos, regular o açuçar no sangue e fornecer um aporte extra de energia. A Valina ainda ajuda a estimular o sistema nervoso central, promovendo assim a funções cognitivas e mentais saudáveis.

Benefício dos BCAA’s – Perda de Gordura

Suplementos de BCAA ajudam na perda de gordura visceral que esta presente nas camadas mais profundas do corpo e são de difícil acesso. Como resultado, seu corpo reduz o processo de catabolismo muscular e usa mais gordura como fonte de energia. Mais ainda, os BCAA’s aumentam a liberação de insulina na corrente sanguínea que será consequentemente utilizada pelos músculos. Em um estudo, 25 lutadores foram divididos em 3 grupos de dieta: Dieta rica em BCAA, Dieta pobre em BCAA e um grupo de controle. Após 19 dias de estudo, verificaram que os atletas que consumiram uma boa quantidade diária de BCAA’s perderam 17,3% da gordura localizada no abdomen.

Benefício dos BCAA’s – Redução de Fadiga 

Para atletas de resistência que estão envolvidas em exercícios com duração superior a de 3 hr, suplementos de BCAA podem ajudar a retardar a fadiga central e manter a atividade mental. Fadiga central pode afetar gravemente o desempenho físico. Uma razão notável para a fadiga central é maior nível de 5-hidroxitriptamina (5-HT) no cérebro. 5-HT é produzido a partir de um aminoácido, o triptofano e esta síntese depende da concentração análoga de triptofano no sangue e o cérebro. Se o triptofano atravessar a barreira hemo-encefálica e a concentração será maior no cérebro, e haverá maior produção de 5-HT e, consequentemente, uma maior fadiga. BCAAs desempenham um papel na redução da fadiga, competem com o triptofano em cruzar a barreira hemo-encefálica. Quando BCAA são tomadas durante o exercício, o nível de sangue de BCCA aumenta, reduzindo assim a absorção de triptofano no cérebro como BCAA e triptofano compartilham o mesmo sistema de transportadora. Isto diminui a fadiga do exercício associado.

Benefício dos BCAA’s – Sistema imunológico

BCAA também ajudam a fortalecer o  sistema imunitário. Depois de uma doença, o corpo fica fraco demais para continuar o treinamento físico e o volume alto de exercícios aumenta o risco de infecções e da imunossupressão posteriores. BCAA aumentam a perda de glutamina e impedem um estado catabólico ajudando o corpo a superar os efeitos colaterais dos exercícios. Os Benefícios de aminoácidos de cadeia ramificada estendem-se reduzindo a inflamação e fortalecendo o sistema imunológico após exercícios vigorosos.

Em conclusão, os benefícios de saúde BCAA incluem: aumento de resistência, aumento da perda de gordura, reduzição da fadiga, aumento da imunidade. Atuam também promovendo o crescimento muscular durante exercícios intensos. A dosagem segura de BCAAs é de 3-20 gramas/dia, tomadas antes, durante ou imediatamente após o exercício para atrasar a fadiga. A maioria dos BCAA’s usados pelos atletas e levantadores de peso é embalada na proporção de 2: proporção de 1:1 (leucina: Isoleucina: Valina), enquanto alguns usam o 4: proporção de 1:1.

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