Conheça a diferença entre os tipos de Whey Protein


O Whey Protein é a proteína do soro do leite, uma das proteínas de melhor qualidade disponível. O Whey é essencial para o crescimento e recuperação muscular, pois sua absorção é muito rápida e tem um efeito anti-catabólico até 2 horas após sua ingestão. Possui altos níveis de glulationa, um potente anti-oxidante e auxilia na imunidade pois tem lactoferrina. Também é fonte de BCAA‘s que são aminóacidos de cadeia ramificada.

whey protein optimum siteA escolha de um bom Whey deve atender alguns critérios como quantidade de proteína por porção, qualidade da proteína (concentrada, hidrolisada, Isolada), quantidade de BCAA e glutamina por porção, solubilidade e sabor.

Um bom whey protein deve fornecer pelo menos 17% de BCAA’s, (5 gramas de BCAA em uma porção de 30 gramas). Além dos BCAA‘s um bom Whey deve oferecer uma boa quantidade de glutamina (>10%). A glutamina apresenta uma importante função anabólica promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese protéica.

Outros pontos importantes são a solubilidade e sabor, afinal você não vai querer comprar um Whey que não dissolva completamente ou que tenha um gosto ruim. Neste quesito mais uma vez vale a pena investir um pouco mais para obter qualidade. Um bom Whey deve dissolver completamente em água e ter sabores agradáveis.  Agora vamos aos tipos.

Tipos de Whey Protein:

1) Concentrado

Após ser talhado e separado por um processo de adição de uma substância ácida o leite é filtrado. Dele é obtido um soro. Após ser submetido a processos específicos de desidratação esse soro perde água e transforma-se em um pó concentrado. Esse soro do leite concentrado é rico em proteína e tem muitas imunoglobulinas. Além disso possui quantidade significativa de gordura e lactose.

2) Isolado

É obtido através de um outro processo. Depois de concentrado o soro do leite passa por um processo específico de filtração iônica. É também um processo mais caro pois separa apenas a proteína que existe no soro do leite. O Whey isolado é extremamente rico em proteínas (geralmente acima de 80% por peso bruto), contém quantidades insignificantes de gordura, lactose e imunoglobulina. Além disso possui uma excelente digestibilidade e uma ótima absorção. Pessoas intolerantes a lactose podem fazer uso da forma isolada de whey.

3) Hidrolisado

É o processo seguinte aplicado ao Whey isolado. Para isso é aplicado um processo que quebra das estruturas de proteínas e  estas são transformadas  em cadeias menores de aminoácidos. Seria como se a proteína fosse submetida a um estômago artificial, que faz a pré-digestão do Whey Protein. Como reultado o whey hidrolisado apresenta a maior velocidade de absorção.

4 Responses to Conheça a diferença entre os tipos de Whey Protein

  1. Pingback: Os 10 erros mais comuns no Treino « Boa Vida Fitness

  2. Pingback: O que são Suplementos? « Boa Vida Fitness

  3. Pingback: Você é Ectomorfo? « Boa Vida Fitness

  4. Pingback: 5 Maneiras de ganhar mais massa muscular « Boa Vida Fitness

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: