Motivação para treino de força


bench press with spotter

Todos sabemos que uma das maneiras de alcaçar o sucesso é estarmos motivados. E isso não é diferente na musculação. Sabemos onde queremos chegar, as cargas que queremos levantar o peso que queremos ter. Mas sempre vai ter um dia chuvoso. E nessa hora que ter um amigo que incentive, um parceiro de treino, faz toda a diferença.

Procure treinar com alguém para motiva-lo e receber motivação. Converse sobre como você gostaria de ser ajudado, e pergunte a ele como ajudá-lo. Alguns atletas gostam de receber ajuda apenas quando estão falhando e não aguentam mais. Outros preferem a ajuda um pouco antes de não aguentarem mais a carga.

Alguns fazem 1 repetição com ajuda, outros fazem mais. Mas a motivação de um parceiro vai muito além da carga levantada. Ter um amigo para conversar e descontrair durante o treino é muito bom. Você sem dúvida colherá enormes benefícios.

Se você costuma fazer um treino de força com 4 repetições, aumentar uma repetição significa um aumento de 25% no volume de carga daquela série. Consequentemente seus músculos vão ter um estímulo maior para se desenvolver e crescer (hipetrofia). Além disso um companheiro poderá te observar enquanto você realiza um exercício para corrigir falhas de postura e movimentos errados.

De modo semelhante outra forma de explorar o potencial que a ajuda oferece é aumentando a carga.Quando treinamos sozinhos dificilmente aumentamos a carga além de nossos limites. Principalmente em exercícios essenciais como supino e agachamento.Não fazemos isso por causa dos riscos de falhar e não aguentar aquela

carga.Porém, quando um colega está presente esses riscos são minimizados. Em qualquer momento seu parceiro poderá te ajudar a levantar aquela fração de peso que você não aguenta.

Muitas vezes apenas a presença de uma pessoa para nos auxiliar faz com que desenvolvamos uma atitude mental positiva e favoravel. É o que chamamos de ajuda psicológica. Muitas vezes seu colega não vai precisar nem fazer força, apenas um toque e parece que a barra de supino ficou mais leve. Por isso, em geral é possível aumentar cerca de 10% a carga com a ajuda de um parceiro.

A força muscular é produzida pelos musculos porém sua ativação é controlada pelo sistema nervoso central. Faça um teste de força máxima, veja quanto consegue levantar no supino. Então peça para um parceiro apenas colocar os dedos na barra e acompanhar o movimento e veja a diferença.

aluno personal

Para explorar esse potencial ao máximo procure fazer poucas séries com o máximo de qualidade. Use a ajuda apenas quando for necessário. Um bom estímulo que pode ser usado em quase qualquer treino é a isometria.
Iso significa mesmo, métrico significa distância. Ou seja, manter o peso em uma mesma posição ou distância por alguns segundos. Segundo estudos um tempo de contração isométrica superior a 5 segundos já se mostra satisfatório para produzir adaptações em força e hipertrofia.

Uma boa repetição deve iniciar antes na mente, por isso procure estar focado durante o treino. Procure consumir um bom pré treino como o Power Jack 3d para aumentar o foco e disposição.

Mais uma vez o parceiro poderá te dar o suporte caso necessário.E ai, ta esperando o que para convidar seu amigo pra treinar?

2 Responses to Motivação para treino de força

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