Treino com Elásticos



Vai viajar e quer treinar? Cansou dos tradicionais exercícios com pesos livres e máquinas? Os elásticos podem ser a solução. Além de serem ótimos companheiros de viagem, com eles você pode ser exercitar com praticidade e eficiência.

A primeira versão, (algo que seria semelhante a um elástico de hoje) , surgiu em 28 de maio de 1895, na Suiça. Foi inventado por Gustav Gossweiler que logo patenteou sua invenção. Gossweiler descrevia os benefícios de sua invenção como descreveríamos os elásticos de resistência hoje. São portáteis, leves, eficientes e econômicos.

Mas não foi antes da década de 60 que os elásticos vieram a se tornar popular. Primeiro usados em exercícios de fisioterapia e posteriormente na década de 80 como um revolucionário método de treinar os músculos. Então foram desenvolvidos por grandes empresas entre elas a Bodylastics, que ainda está no mercado.

Os elásticos são excelentes para exercitar quase todos os músculos do corpo como: Deltóides, Costas, Peito, Pernas, Tríceps, Bíceps, entre outros. Existe basicamente duas formas de se obter um bom elástico, uma delas é em lojas de esporte, onde existe inclusive diferentes resistências oferecidas.

Outra forma é comprar em uma loja de borrachas, onde o melhor tipo é conhecido como elástico de estilingue ou tripa de mico, neste caso é necessário adptar os pegadores também. Caso a resistência oferecida pelo elástico seja pequena você pode optar por usar 2 ou mais elásticos em conjunto ou um de maior resistência.

Encontre uma coluna ou apoio sólido para prender os elásticos e  mantenha uma boa postura na execução dos exercícios. O número de repetições vai depender do seu objetivo. Se for hipertrofia recomenda-se a faixa das 8-12 repetições. Se for resistência, de 15-20 repetições, para força de 1-8 repetições.

Outra variável importante é o tempo de descanso entre as séries. Para manter os batimentos cardíacos altos o ideal é descansar pouco, de 20 a 30 segundos. Já para recuperar os músculos e manter o estímulo você pode optar por um intervalo na faixa dos 45-60 segundos. Ainda pode ser usado uma pausa maior, no caso de treino de força variando de 2 a 4 minutos.

Um detalhe importante é que a resistência oferecida pelo elastico é diretamente proporcional ao nivel de tensão deste. Ou seja, quanto mais esticado mais difícil será de realizar o exercício. Para evitar treinar com  cargas aleatórias, meça a distância que você costuma realizar o exercício com passos e aumente um ou meio passo caso seja necessário.

Confira um programa de treino completo para iniciantes com elásticos neste site (em inglês):

http://exercise.about.com/cs/exerciseworkouts/l/blresistanceban.htm

Confira mais exercícios com elásticos e dicas incríveis neste site (em inglês).

http://www.livestrong.com/theraband-exercises/

Bom treino!

One Response to Treino com Elásticos

  1. Pingback: Por qual exercício devo começar? « Boa Vida Fitness

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